Pudim de trigo bem cremosão que fica com uma consistência incrível

Henrique Dubois

Esse delicioso pudim de trigo, do Canal Luciana Hespanhol, não leva leite condensado, nem gelatina e não vai ao forno, nada devendo ao tradicional! Preparado em banho-maria na boca do fogão, ele é fácil e econômico, uma ótima escolha para finalizar suas refeições! Não perca tempo, faça ainda hoje e arrase!

Como fazer pudim de trigo

Para a receita de pudim de trigo, comece fazendo uma calda com 1 e ½ xícara (chá) de açúcar e espalhe-a numa forma de buraco no meio, reservando. Na sequência, para o pudim, bata no liquidificador durante 4 minutos: o leite integral, os ovos, o açúcar, a margarina e a farinha de trigo sem fermento. Se gostar, acrescente o parmesão ralado, bata rapidamente e passe a mistura para a forma caramelizada reservada, cobrindo-a bem com papel-alumínio. Disponha a forma numa panela alta, para o banho-maria, adicione um pouco de água e gotas de vinagre e coloque em fogo médio. Finalize a receita seguindo o passo a passo, sirva e deguste essa delicia!

Ingredientes da receita de pudim de trigo

Para o pudim

  • 500 ml de leite integral
  • 2 ovos inteiros
  • 1 pacotinho de queijo parmesão ralado (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 e ½  xícara (chá) de açúcar
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
  • água o quanto baste com gotas de vinagre (para o banho-maria)

Para a calda

  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar

Obs.: a medida da xícara é de 200ml.

Modo de preparo

Da calda

  1. Em uma forma de buraco no meio, adicione 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, e leve para derreter, mexendo sempre com uma colher de pau, para não queimar.
  2. Quando derreter todos os torrões de açúcar, desligue o fogo e espalhe a calda na forma toda.
  3. Deixe reservada.

Do pudim

  1. No liquidificador, coloque: 500 ml de leite integral, 2 ovos inteiros, 1 e ½  xícara (chá) de açúcar, 2 colheres (sopa) de margarina e 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento.
  2. Tampe e deixe bater por cerca de 4 minutos
  3. Se desejar, acrescente o queijo parmesão ralado, bata ligeiramente e despeje a mistura na forma caramelizada reservada.
  4. Cubra bem a forma com papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento).
  5. Acomode a forma numa panela mais alta que ela, com cerca de 2 dedos de água e gotinhas de vinagre, para o banho-maria e leve ao fogo médio.
  6. Assim que começar a ferver, tampe a panela e marque 35 minutos de cozimento, em fogo de médio a baixo, mas por vezes verifique se não secou toda a água.
  7. Após esse tempo de cozimento, levante o papel-alumínio e espete com um garfo, se sair com poucos resíduos e o pudim estiver firme, está assado. Pode ser que seja necessário deixar mais uns 5 minutos.
  8. Retire cuidadosamente da panela e aguarde esfriar, então leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora, lembrando que por mais tempo é melhor.
  9. Tire e passe uma faca sem serra na lateral e centro da forma, para soltar.
  10. Desenforme num prato de servir e leve a forma na boca do fogão por alguns segundos, para derreter a calda que ficou grudada, despejando-a sobre o pudim.
  11. Sirva e delicie-se com seu irresistível pudim de trigo! Bom proveito!