
Não deixe de preparar esse sensacional pastel de forno, que encantará a todos na hora do lanche, pois é de dar água na boca! Com uma massa que desmancha na boca e um apetitoso recheio de frango, ele tem um preparo fácil e fica delicioso, podendo ser uma boa opção para a venda também. Confira a receita do Canal Kdelícia Cozinha Ana Cláudia, faça o incrível pastel de forno e arrase!
Como fazer pastel de forno
Para o pastel de forno, em uma bacia, colocaremos: a farinha, o sal e a margarina bem gelada, misturando bem com as pontas dos dedos, para que a margarina seja envolvida pela farinha, virando uma farofinha. Juntaremos a metade da água e iremos pressionar com as mãos, para obter uma massa. Acrescentaremos a água gradualmente, usando as mãos para apertar a mistura. Seguiremos todas as orientações para obtermos uma massa lisinha e uniforme, colocando-a num saco plástico limpo e levando para gelar. Faremos o recheio e finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste seu irresistível pastel de forno!
Ingredientes da receita de pastel de forno
Para a massa
- 500g de farinha de trigo
- ½ colher (sopa) de sal
- 250g de margarina bem gelada
- 100ml de água gelada (aproximadamente)
Para o recheio
- um fio de azeite de oliva
- 2 dentes de alho picadinhos
- 300g de peito de frango cozido com água, caldo de galinha e colorau, desfiado
- ½ cebola picadinha
- ½ tomate sem sementes, picado
- cebolinha e salsa picadas (a gosto)
- tempero misto (a gosto)
- pimenta-do-reino (a gosto)
- catupiry a gosto (opcional)
- 1 gema misturada com 1 colher (sopa) de leite numa tigelinha (para pincelar)
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo misturada com um pouco de água numa tigelinha
Modo de preparo
- Numa bacia, adicione: a farinha de trigo, o sal e a margarina bem gelada, mexendo bem com as pontas dos dedos. Vá apertando até envolver toda a margarina na farinha, transformando-se numa farofinha.
- Acrescente a metade da água e vá apertando com as mãos, para umedecer a farinha e virar uma massa. Vá juntando a água aos poucos, sempre apertando a mistura com as mãos. Pode ser que não seja necessário utilizar toda a água.
- Passe a massa para uma bancada sem enfarinhar e amasse um pouco mais. Esta massa não é sovada.
- Para saber se a massa atingiu o ponto correto, observe: ela não deve grudar nas mãos, vai ficar bem uniforme e, ao retirar um pedacinho, você irá verificar que dá para abrir um círculo lisinho na mão.
- Faça uma bola com a massa, embrulhe-a com um plástico limpo e leve à geladeira.
- Nesse meio tempo, faça o recheio: numa panela adicione um fio de azeite e junte o alho, deixando dourar levemente.
- Entre com a cebola e refogue, mexendo com uma colher de pau até murchar.
- Junte o frango cozido e desfiado, mexa e agregue o tomate, a salsinha e a cebolinha. Abaixe o fogo e refogue, mexendo com a colher de pau.
- Coloque o tempero misto, a pimenta-do-reino e despeje também a misturinha de farinha de trigo com água, misturando um pouco mais.
- Desligue o fogo e deixe o recheio esfriar bem para utilizar. Não use o recheio quente, pois vai embatumar a massa.
- Retire a massa da geladeira, leve para a bancada e retire um pedaço, mantendo o restante embrulhado no plástico para não ressecar.
- Abra esse pedaço de massa com um rolo, colocando um plástico por baixo e outro pedaço por cima, para facilitar e não grudar. Deixe a massa numa espessura média.
- Com um aro ou usando a boca de um copo, corte a massa e junte as rebarbas para modelar mais pastéis.
- Pegue na mão cada círculo de massa, adicione o recheio já frio com uma colher, no centro e feche, fazendo uma meia-lua. Se quiser incrementar seu salgado, coloque catupiry a gosto com o frango.
- Disponha os pastéis numa assadeira sem a necessidade de untar, pincele com a misturinha de gema e leite e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 35 minutos.
- Sirva e aproveite seu espetacular pastel de forno! Bom apetite!