
Que tal preparar para a família um delicioso pão recheado, que vai deixar todo mundo com vontade de repetir? Com uma massa macia, saborosa e econômica e um recheio farto e suculento, essa gostosura é perfeita para um lanche da tarde ou um jantar diferente e descontraído. Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly e faça o magnífico pão recheado, que todos vão amar!
Como fazer pão recheado
Para o pão recheado, iniciaremos pela massa, colocando numa bacia: a água morna, o fermento biológico seco, mexendo bem para dissolver. Juntaremos o azeite, o açúcar e tornaremos a mexer. Adicionaremos a farinha de trigo gradualmente, mexendo com uma colher, até a massa firmar, então passaremos para uma superfície plana enfarinhada e iremos sovar por uns 3 minutos, colocando a farinha aos poucos, até formar uma massa macia, lisa e que solte das mãos e da bancada, passando-a para uma vasilha, coberta com plástico-filme, até crescer o dobro. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo, depois sirva e deguste seu incrível pão recheado!
Ingredientes da receita de pão recheado
- 1 colher (chá) ou 5g de sal
- 180ml de água morna
- 1 colher (sopa) ou 20g de açúcar
- 300g de farinha de trigo sem fermento
- 5g de fermento biológico seco (meio sachêzinho)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 gemas de ovos (para pincelar)
Para o recheio
- 700g de linguiça toscana
- ½ sachê de molho pronto de tomate
- 250g de requeijão cremoso (preferencialmente o de bisnaga)
- 200g de muçarela ralada
- ½ xícara de ervilhas frescas
Modo de preparo
- Para a massa do pão, adicione numa bacia, a água morna e o fermento biológico seco e misture bem para dissolver.
- Acrescente o azeite, o açúcar e dê uma boa misturada.
- Vá juntando a farinha de trigo aos poucos, misturando com uma colher ou espátula após cada adição, até a massa ficar firme, ficando difícil, misturar com a colher.
- Neste momento, transfira para uma bancada levemente enfarinhada e continue acrescentando a farinha devagar, sovando-a. Faça isso até obter uma massa lisinha, macia e que desgrude das mãos e da bancada, por cerca de 3 minutos.
- Adicione a massa numa tigela, cubra com plástico-filme e aguarde crescer até dobrar de volume, por aproximadamente 40 minutos, podendo variar conforme a temperatura da região em que você mora.
- Quando a massa tiver crescido o dobro, coloque-a na bancada enfarinhada e vá abrindo com um rolo de massas, até ficar com uma espessura bem fina. Caso necessário, no caso de grudar, jogue um pouco de farinha.
- Para rechear o pão, pincele molho de tomate em quase toda a massa, deixando apenas um pedaço sem rechear, pois servirá depois para a decoração do seu pão.
- Adicione o requeijão cremoso de bisnaga por cima do molho e espalhe-o com uma colher.
- Sobre o requeijão, distribua a linguiça toscana, que você irá preparar com antecedência, retirando a carne das peles (que serão descartadas), soltando-a bem e refogando numa panela, apertando para ficar fritinha e solta, acrescentando as ervilhas frescas e misturando.
- Por cima da linguiça, espalhe a muçarela ralada.
- Pelas beiradas, onde termina o recheio, comece a enrolar cuidadosamente a massa, como se fosse um rocambole. Nas laterais, dobre as pontinhas para o lado de dentro, para o recheio não vazar.
- Finalize a dobra até o final do recheio.
- Na parte da massa que foi deixada sem recheio, faça cortes com uma faca, para formar tiras, sem desemendar.
- Para decorar o pão, levante uma tira, dê uma torcidinha e leve para o outro lado do pão, unindo-a com a massa. Faça isso com todas as tiras.
- Dê uma apertada nas laterais, ajeitando a massa no geral e embutindo todas as tirinhas embaixo do pão.
- Numa forma retangular (6cm x 34cm x 44cm), previamente untada e enfarinhada, acomode a massa, deixando-a descansar durante 20 minutos, antes de levar para assar.
- Após esse tempo, pincele com as gemas de ovos batidas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 40 minutos.
- Sirva e aprecie seu apetitoso pão recheado! Bom proveito!
Obs.: Você pode rechear seu pão utilizando o recheio de sua preferência, ou aproveitando o que tiver na geladeira. E, se desejar, pode usar esta massa para o preparo de pizzas, fica divina!