Medalhão de banana para você preparar um lanchinho surpreendente para sua família

Henrique Dubois

Você não vai acreditar no delicioso sabor desse incrível medalhão de banana do Canal Receitas de Pai! Essa delícia que une praticidade e sabor, é composta de uma massinha muito gostosa e rodelas de banana, que você frita, deixando um gostinho de quero mais! Faça ainda hoje e arrase!

Como fazer medalhão de banana

Para o medalhão de banana, adicione num canecão: o leite integral, o açúcar e o fermento biológico seco, mexendo bem com um fouet, acrescentando a margarina em temperatura ambiente, voltando a mexer. Em uma vasilha espaçosa, ponha a farinha de trigo e junte o sal, misturando esses dois ingredientes. Derrame a mistura do fermento nessa vasilha e mexa primeiramente com uma espátula, e em seguida, manualmente, transferindo a massa para uma bancada ligeiramente polvilhada com farinha. Vá sovando a massa durante uns 10 minutos e acomode-a novamente na tigela, reservando coberta com um guardanapo por meia hora. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie essa gostosura!

Ingredientes da receita de medalhão de banana

  • 150ml de leite integral
  • açúcar e canela em pó (a gosto)
  • ½  colher (sopa) rasa de sal
  • 300g de farinha de trigo sem fermento (aproximadamente 2 e ½ xícaras)
  • 1 colher (sopa) de margarina em temperatura ambiente
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g)
  • 1 ovo inteiro
  • 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 8 bananas nanicas (não podem estar muito maduras, para não desmancharem na hora de fritar)
  • óleo o quanto baste (para a fritura)

Obs.: a medida da xícara é de 200ml.

Modo de preparo

  1. Coloque num caneco: 150ml de leite integral, 2 colheres (sopa) rasas de açúcar e 1 sachê de fermento biológico seco e misture bem com um fouet, juntando 1 colher (sopa) de margarina em temperatura ambiente e tornando a misturar.
  2. Adicione 300g de farinha de trigo sem fermento numa bacia e misture com ½ colher (sopa) rasa de sal.
  3. Despeje a mistura do fermento na bacia e vá misturando, a princípio com uma espátula, e depois com as mãos, passando a massa para uma bancada levemente enfarinhada, para ficar mais fácil.
  4. Se a massa estiver muito mole, agregue um pouco mais de farinha.
  5. Sove a massa com as mãos por uns 10 minutinhos e volte para a bacia, deixando descansar coberta com um guardanapo limpo, por uns 30 minutos.
  6. Decorrido esse tempo, abra a massa em formato retangular, com o auxílio de um rolo, na bancada enfarinhada.
  7. Na sequência, corte a massa em tiras, no sentido do comprimento, deixando-as com a largura de uns 2 dedos.
  8. Descasque as bananas, remova as pontinhas e vá enrolando uma tira em cada banana, apertando com as mãos para não soltar. Se faltar, pegue mais uma tira e continue enrolando, juntando uma massinha na outra, pois cada banana precisa estar envolvida na massinha. Repita o processo com todas as bananas.
  9. Na sequência, corte em fatias, para formar os medalhões, não deixando nem muito finos e nem muito grossos.
  10. Aqueça uma boa quantidade de óleo numa panela e adicione alguns medalhões, fritando até ficarem douradinhos. O óleo não pode estar quente demais.
  11. Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha. Repita o processo para fritar todos os medalhões. Passe os medalhões numa misturinha de açúcar e canela em pó.
  12. Prontinho! Sirva e desfrute do seu espetacular medalhão de banana! Bom proveito!

Dica adicional: se na região em que você mora estiver calor, utilize apenas meio sachê de fermento biológico seco (5 g).