
Esfiha recheada é uma delícia típica da culinária árabe, com uma massa fina e macia, recheada de acordo com sua preferência, podendo variar a vontade. Com um ótimo rendimento, este é um salgado que agrada a todos e pode ser servido em diversas ocasiões! Não perca tempo, confira a receita do Canal Kdelícia Cozinha Ana Cláudia e faça a gostosa esfiha recheada, que todos vão amar!
Como fazer esfiha recheada
Para a esfiha recheada, em uma tigela, colocaremos: o leite morno e o fermento biológico seco, misturando bem com um fouet para dissolver. Juntaremos o ovo e misturaremos ligeiramente. Na sequência, colocaremos: o açúcar, o sal e a margarina ou manteiga, mexendo super bem, com a ajuda de um fouet. Iremos acrescentar a farinha de trigo gradualmente misturando bem a cada acréscimo, a princípio com uma espátula, e depois transferirmos para uma superfície plana enfarinhada, sovando durante uns 10 a 15 minutos. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste sua sensacional esfiha recheada! Bom proveito!
Ingredientes da receita de esfiha recheada
- 1 colher (sopa) de açúcar
- gergelim a gosto, ou orégano, queijo ralado (para finalizar)
- 10g de fermento biológico seco
- recheio de sua escolha
- 600g de farinha de trigo sem fermento (aproximadamente)
- 1 ovo inteiro
- 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 gema de ovo sem a pele com um pouco de mel ou leite (para pincelar)
- 300ml de leite integral morno
Modo de preparo
- Numa vasilha, adicione o leite morno e o fermento biológico seco, misturando bem com um fouet para dissolver.
- Acrescente o ovo e mexa levemente.
- Em seguida, agregue o açúcar, o sal e a margarina ou manteiga, misturando muito bem, com o fouet.
- Vá juntando a farinha de trigo aos poucos e mexendo bem a cada adição, primeiramente com uma espátula e depois, passe para uma bancada levemente enfarinhada e vá sovando com as mãos, por cerca de 10 a 15 minutos. Pode ser que você não use toda a farinha, vai depender da marca dela e do tamanho dos ovos. Adicione apenas até não grudar mais.
- O ponto correto é o de uma massa molinha e uniforme, que não gruda mais nas mãos.
- Faça uma bola com a massa e acomode-a novamente na vasilha, levemente untada com óleo. Cubra com filme-plástico e deixe descansar por 20 minutos.
- Após esse tempo, pegue a massa e divida em pedaços. Se tiver balança culinária, pese, deixando cada pedaço com 20g. Se não tiver, procure deixá-los do mesmo tamanho.
- Boleie todos os pedaços de massa.
- Para rechear, deixe sempre as bolinhas com o lado lisinho para baixo, polvilhe um pouco de farinha e abra com um rolo.
- Pegue uma colher (café) do recheio de sua preferência, que precisa estar frio e ser sequinho, e adicione no centro da bolinha.
- Pegue as duas pontas no meio e junte, depois vá apertando, para fechar a massa até a pontinha. Depois feche também a parte da base, dando o formato de triangulo.
- Vá dispondo as esfihas já prontas, com a parte lisinha para cima, num tabuleiro antiaderente ou untado com margarina e polvilhado com farinha de trigo.
- Cubra novamente com filme-plástico para não ressecar e deixe crescer até dobrar de tamanho, por cerca de 20 minutos.
- Pincele as esfihas com uma gema de ovo sem a pele, misturada com um pouco de mel ou leite. Salpique gergelim por cima das esfihas.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 25-30 minutos.
- Retire, sirva e aprecie sua maravilhosa esfiha recheada! Bom apetite!
Rendimento: 50 esfihas de tamanho para festa.
Obs.: Você pode utilizar essa massa para qualquer tipo de salgado assado.