Enroladinho de salsicha: o salgadinho que as crianças adoram comer no lanche

Henrique Dubois

Que tal preparar um delicioso enroladinho de salsicha, daqueles que é difícil parar de degustar, de tão gostoso? Com esta receita incrível, você fará essa gostosura com praticidade, e, de quebra, ainda aprenderá a fazer a versão com presunto e queijo, que também fica divina! Confira a receita do Canal Gordices da Teka e faça o magnífico enroladinho de presunto e queijo, que todos vão amar!

Como fazer enroladinho de salsicha

Para fazer o enroladinho de salsicha, em uma vasilha, colocaremos: o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna, mexendo com um fouet. Juntaremos o sal, os ovos e o leite, mais uma vez mexendo com o fouet. Adicionaremos aos poucos a farinha de trigo, mexendo a princípio com o fouet a cada adição e depois numa bancada com as mãos. Iremos amassar com as mãos, durante 2 minutos, até formar uma massa lisinha e uniforme. Acrescentaremos a manteiga na massa e vamos sovar bem, juntando um pouco mais de farinha, se for preciso. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Depois, sirva e deguste seu fantástico enroladinho de salsicha!

Ingredientes da receita de enroladinho de salsicha

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 550g) 
  • ½ xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente
  • ½ xícara (chá) de água filtrada morna (não pode ser quente) 
  • 750g de salsichas (em média) 
  • fatias de presunto e queijo, tomate em rodelas e orégano (a gosto)
  • 1 colher (café) de sal 
  • 2 colheres (sopa) de manteiga 
  • 2 colheres (sopa) de açúcar 
  • 2 ovos inteiros
  • 10g de fermento biológico seco (um sachêzinho)
  • 1 gema de ovo batida com 1 colher (sopa) de leite gelado (para pincelar)

Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Numa tigela, adicione: o fermento biológico seco, o açúcar e a água filtrada bem morninha, misturando com um fouet.
  2. Acrescente: o sal, os ovos e o leite, tornando a misturar com o fouet.
  3. Comece a colocar a farinha de trigo, adicionando uma xícara por vez e misturando bem com o fouet após cada adição.
  4. Quando a massa pesar, transfira para uma bancada enfarinhada e acabe de acrescentar a farinha, passando a misturar com as mãos, até terminar de incorporá-la à massa.
  5. Amasse com as mãos, por uns 2 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea.
  6. Junte a manteiga na massa e torne a sová-la bem. Ela ficará pegajosa e dará um pouco de trabalho para sovar e incorporar na massa, sendo preciso colocar um pouco mais de farinha, mas o resultado será compensador. Mas, se preferir, derreta essa manteiga e adicione juntamente com os outros ingredientes no início da receita.
  7. O ponto certo da massa é quando ela fica bem lisinha, mas um pouco pegajosa. A quantidade de farinha pode variar um pouco para mais ou para menos, isso é normal.
  8. Transfira a massa para uma tigela levemente enfarinhada e deixe descansar coberta com filme-plástico por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.