
Que tal aprender com o Canal SABOR DE FESTA – Chef Álvaro Rodrigues, a preparar o melhor croquete de carne moída da vida? Com todas as dicas para um excelente resultado, ele fica muito bem temperado, macio por dentro e crocante por fora! Essa é uma receita rápida e prática, que vale a pena salvar e fazer sempre! Faça e receba os elogios!
Como fazer croquete de carne moída
Para a receita de croquete de carne moída, coloque uma panela no fogo com o azeite de oliva ou óleo vegetal, esquente e acrescente o alho, dourando ligeiramente. Acrescente a cebola e a folha de louro e frite. Junte a pimenta-dedo-de-moça e o sal, deixando refogar durante uns minutos. Inclua a carne moída duas vezes, misturando para agregar. Refogue até a carne mudar de cor, ficando bem cozida e sequinha, diminua o fogo e acrescente: a mostarda, o molho inglês, o molho de tomates e as azeitonas verdes, mexendo tudo e refogando um pouco mais. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa gostosura!
Ingredientes da receita de croquete de carne moída
Para o croquete
- 300 ml de leite integral frio
- sal, pimenta-branca e noz-moscada ralada (a gosto)
- 1 xícara (chá) de molho de tomates em pedaços, caseiro ou industrializado (240 ml)
- 1 folha de louro fresco ou desidratado
- 500 g de carne moída duas vezes (patinho ou acém)
- 300 ml de caldo de legumes “in natura” ou de carne
- 1 cebola grande bem picada
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
- 40 g de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de mandioquinhas cozidas e espremidas, 180 g (conhecida também como batata baroa)
- 2 cm de pimenta-dedo-de-moça sem sementes, bem picada
- farinha de rosca caseira o quanto baste (para passar os croquetes)
- 2 dentes grandes de alho bem socados
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento peneirada (240 g)
- 1 colher (sopa) de molho inglês de boa qualidade
- 1 colher (sopa) de mostarda de boa qualidade
- 2 colheres (sopa) cheias de salsa e ou cebolinha frescas bem picadas
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas (60 g)
- óleo vegetal o quanto baste (para fritar)
Para o empanamento
- 1 pitada de flor de sal ou sal
- 100 ml de leite integral frio
- 200 ml de claras de ovos em temperatura ambiente
- 30 g de amido de milho
Modo de preparo
Do croquete, empanamento e finalização
- Leve uma panela ao fogo com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal, aqueça e junte 2 dentes grandes de alho bem socados, deixando dourar levemente.
- Junte 1 cebola grande bem picada, 1 folha de louro fresco ou desidratador vá fritando.
- Inclua 2 cm de pimenta-dedo-de-moça sem sementes, bem picada e uma pitada de sal, refogando por alguns minutos.
- Entre com 500 g de carne moída duas vezes, mexendo para envolver.
- Deixe refogar até a carne ficar marronzinha e sequinha, depois abaixe o fogo e junte: 1 colher (sopa) de mostarda de boa qualidade, 1 colher (sopa) de molho inglês de boa qualidade, 1 xícara (chá) de molho de tomates em pedaços, caseiro ou industrializado e ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas, misturando tudo e dando mais uma refogada.
- O próximo passo é agregar: 300 ml de leite integral frio, 40 g de manteiga sem sal, 1 xícara (chá) de mandioquinhas cozidas e espremidas e 300 ml de caldo de legumes “in natura” ou de carne, misturando tudo.
- Tempere com pimenta-branca e noz-moscada ralada a gosto, prove e acerte o sal, se necessário.
- Aumente o fogo, deixando ferver e jogue 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento peneirada, misturando e envolvendo, até começar a soltar do fundo da panela.
- Continue misturando e cozinhando por mais 1 minuto e meio.
- Passe para uma assadeira espaçosa e esparrame bem essa massa para esfriar, salpicando-a com 2 colheres (sopa) cheias de salsa e ou cebolinha frescas bem picadas.
- Com a massa já fria, divida-a em 3 partes, unte suas mãos com óleo, passe uma parte da massa para uma bancada limpa e seca e sove um pouco, para ficar bem lisa e homogênea.
- Retire uma porção da massa, faça um cordão na bancada (como se fosse um rolinho de nhoque) e corte, medindo a largura de 3 dedos, ou deixe do tamanho que desejar.
- Unte novamente suas mãos com azeite, enrole o croquete na bancada com as mãos, dê umas batidinhas dos lados para ficar certinha e em seguida passe numa vasilha com farinha de rosca caseira, envolvendo e passando para uma forma.
- Repita o processo para modelar todos os croquetes de carne moída, deixando-os do tamanho que desejar.
- Na sequência, para o empanamento, tenha disponível na bancada uma tigela com uma mistura de: 100 ml de leite integral frio, 200 ml de claras de ovos em temperatura ambiente, 30 g de amido de milho e 1 pitada de flor de sal ou sal.
- Vá passando os croquetes nessa mistura, escorra e depois empane novamente na farinha de rosca, reservando numa forma. Faça isso com todos os croquetes.
- Leve uma panela ao fogo com óleo até a metade da capacidade dela, aqueça e coloque alguns croquetes para fritar (imersão), mexa uma vez e frite até dourar por igual.
- Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha. Repita o processo para fritar todos os croquetes.
- Sirva e saboreie seu fantástico croquete de carne moída! Bom apetite!