
Você conhece o calzone, um salgado assado, que é uma especialidade da cozinha italiana, e traz uma massa semelhante a uma pizza dobrada e fechada? Se ainda não, vai adorar esse sensacional calzone de palmito, que também leva calabresa e muçarela, ficando com uma casquinha fininha por fora e um recheio farto e cremoso por dentro! Faça e arrase!
Como fazer calzone de palmito
Para a receita de calzone de palmito, com um preparo fácil e ótimo resultado, você vai seguir corretamente o passo a passo, para um ótimo resultado. Primeiramente, par a massa, serão necessários os seguintes ingredientes: farinha de trigo sem fermento, sal, água morna, açúcar, fermento biológico seco e azeite de oliva. Já para o recheio, que você fará apenas misturando enquanto a massa cresce, você precisará de: palmito, orégano, linguiça calabresa, cebola, cheiro-verde, requeijão cremoso e muçarela. Com tudo pronto, sirva e saboreie essa delícia!
Ingredientes da receita de calzone de palmito
Para a massa
- 570 g de farinha de trigo sem fermento (ou até dar o ponto)
- ½ colher (chá) de sal
- 1 e ½ xícara (chá) de água morna (não pode ser quente)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- ½ sachê de fermento biológico seco (5 g)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Para o recheio
- 1 vidro de palmito picado (300 g)
- orégano (a gosto)
- 1 gomo de linguiça calabresa defumada ralada
- 1 cebola picada (100 g)
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 1 copo de requeijão cremoso
- 400 g de muçarela ralada
Obs.: A medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da massa
- Em uma bacia adicione: 1 e ½ xícara (chá) de água morna, ½ sachê de fermento biológico seco, 2 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, misturando tudo com uma espátula.
- Vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição.
- Inclua ½ colher (chá) de sal, misture e depois passe para uma bancada limpa e seca, adicionando lentamente o restante da farinha e sove com as mãos, por mais ou menos, 10 minutos. O ponto da massa é quando ela fica lisa e homogênea, sem grudar mais nas mãos, então coloque farinha apenas até atingir esse ponto.
- Forme uma bola com a massa e volte-a para a bacia, tampando com filme-plástico, deixando fermentar até dobrar de volume, por 30 a 40 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.
- Com a massa crescida, divida-a em 8 partes iguais. Se tiver uma balança culinária, procure deixar cada porção com 120 g, mas se não tiver, procure deixar todas as porções do mesmo tamanho.
- Na bancada polvilhada com um pouco de fubá para deixar a massa sequinha, abra a porção de massa com as mãos, formando um disco. Depois abra esse disco com um rolo, como se fosse uma mini pizza.
- Coloque o equivalente à meia xícara de chá de recheio em cada disco, complete com um pouquinho de muçarela ralada reservada, pincele as bordas da massa com água e feche apertando com as pontas dos dedos, formando uma meia-lua.
- Faça dobrinhas na volta toda do calzone, para um bonito acabamento.
- Transfira o salgado para uma assadeira espaçosa, untada com desmoldante caseiro ou óleo.
- Repita o processo com todas as porções de massa, dispondo-as em uma ou mais formas untadas.
- Pincele os salgados com azeite e polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 250 a 280 °C, por cerca de 20 a 25 minutos, podendo abaixar para 200 °C, nos últimos 10 minutos, para terminar de assar bem por dentro e não ficar muito escuro por fora.
- Retire, deixe amornar, sirva e delicie-se com seu apetitoso calzone de palmito!
Do recheio
- Numa tigela coloque: 1 gomo de linguiça calabresa defumada ralada, 1 vidro de palmito picado, 1 cebola picada, uma parte da muçarela ralada (reserve uma parte para a finalização), orégano a gosto e 1 copo de requeijão cremoso, misturando tudo.
- Inclua cheiro-verde picado a gosto e torne a misturar
- Seu recheio está pronto para ser utilizado.