Acerte no prato principal da sua ceia de natal com esse bacalhau gratinado

Henrique Dubois

O bacalhau gratinado é um prato tradicional, muito apreciado na culinária portuguesa e brasileira, especialmente nas épocas festivas, uma ótima opção para sua ceia! Que tal aprender a preparar essa delícia, acompanhada de batatas cozidas na nata e gratinada no forno? Confira a receita do Canal Cozinha da Wilza, faça o divino bacalhau gratinado e surpreenda a todos!

Como fazer bacalhau gratinado

Para a receita de bacalhau gratinado, vamos dispor o bacalhau em postas em uma panela com leite e colocar no fogo, deixando cozinhar durante uns 15 minutos. Passado esse tempo, iremos escorrer e desfiar, deixando-o reservado. Em outra panela, colocaremos: 400ml de leite integral, 400g de nata ou creme de leite fresco, os 2 dentes de alho triturados, muita noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Levaremos ao fogo e vamos mexer bem. Acrescentaremos as batatas, depois iremos misturar e cozinhar por 10 minutos, após ferver, pois precisam estar firmes, já que irão ao forno. Concluiremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie seu incrível bacalhau gratinado!

Ingredientes da receita de bacalhau gratinado

  • 2 tomates picados 
  • 400g de nata ou creme de leite fresco
  • 1,200 kg de batata descascadas e cortadas em rodelas médias
  • cheiro-verde picado (a gosto)
  • 2 cebolas picadinhas 
  • farinha de rosca (a gosto), misturada com sal, manteiga derretida, alho, cebola e salsinha desidratados, formando uma farofinha
  • uma pitada bem generosa de noz-moscada
  • 1 kg de bacalhau em postas
  • sal (a gosto)
  • páprica picante (a gosto)
  • 2 dentes de alho triturados + 1 colher (sopa) de alho amassado
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • 400ml de leite integral + 400ml para dessalgar o bacalhau

Modo de preparo

  1. Adicione o bacalhau em postas numa panela com leite e leve ao fogo, para cozinhar por cerca de 15 minutos. Após esse tempo, escorra e desfie, reservando.
  2. Numa outra panela, coloque 400ml de leite integral, 400g de nata ou creme de leite fresco, os 2 dentes de alho triturados, bastante noz-moscada, sal e pimenta-do-reino, leve ao fogo e misture bem. Adicione as batatas, mexa e deixe cozinhar por 10 minutos, após pegar fervura, pois precisam estar firminhas, já que irão ao forno. Passado esse tempo, desligue o fogo.
  3. Para refogar o bacalhau, em uma panela, coloque um fio de azeite, aqueça e junte 1 colher (sopa) de alho amassado, deixando dourar, para então juntar a cebola, depois ao sal, o tomate e a pimenta-do-reino. Refogue por uns 5 minutos.
  4. Acrescente a páprica e o bacalhau, refogando por mais 5 minutos, acrescentando no final, o cheiro-verde e mexendo. Desligue o fogo.
  5. Unte um refratário de vidro e coloque a metade das batatas no fundo, com um pouco do caldo onde foram cozidas.
  6. Sobre as batatas, faça uma camada com todo o refogado de bacalhau, seguido do restante das batatas. Despeje também todo o caldo do cozimento das batatas por cima de tudo.
  7. Jogue a farofinha feita com a farinha de rosca temperada sobre as batatas
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 220°C, para gratinar por alguns minutos.
  9. Tire, sirva e saboreie seu maravilhoso bacalhau gratinado! Bom apetite!