
O Caldo de Mocotó Mineiro é suculento, saboroso e muito fácil de preparar. Como você já sabe, o mocotó é formado pela canela e pelo pé do boi, regiões que sustentam todo o corpo do animal, por isso nele existe grande quantidade de proteínas, vitaminas, minerais e colágeno. Dessa forma, se você se preocupa com a beleza e a juventude, tem crianças em casa ou alguém adoentado, o caldo de mocotó é o prato perfeito, pois ele ajuda o sistema imunológico, fortalece cabelos e unhas, além de conter poucas calorias. Se animou para fazer o caldo de mocotó mineiro hoje mesmo? Então confira a receita!
Para fazer o caldo de mocotó mineiro, vamos precisar de mocotó, limão, molho de tomate, tomate, pimentão verde, cebola, alho, cheiro verde, tempero baiano, louro em pó, sal, pimenta do reino e orégano. O modo de preparo do caldo de mocotó mineiro é muito simples. Para começar, é importante que você lave muito bem cada pedaço de mocotó. Em seguida, leve-o para cozinhar, na panela de pressão, com água fervente e o caldo de 1 limão, por 15 minutinhos (após pegar pressão).
Para finalizar, basta abrir a panela de pressão, adicionar o molho de tomate, a cebola, o tomate, o pimentão, o alho e todos os temperos e voltar à panela por mais 1 hora ou 1 hora e 20 minutos (após pegar pressão). É o tempo suficiente para o seu mocotó ficar bem macio, com os ossinhos soltando, e o caldo estar bem grosso e saboroso. Se você preferir, você pode substituir o molho de tomate por 1 e ½ colher de sopa de colorau e o louro em pó por 1 folha de louro. O resultado final será o mesmo: um caldo de mocotó forte, delicioso e perfeito para aquecer e confortar toda a sua família!
Faça hoje mesmo o delicioso caldo de mocotó mineiro para a refeição da sua família. Com certeza, você receberá muitos elogios! Caldo de Mocotó Mineiro
Veja Também: 20 Sobremesas Para o Dia dos Pais
Ingredientes da receita de Caldo de Mocotó Mineiro
- 1,500 kg de mocotó (limpo e seco)
- caldo de 1 limão
- ½ xícara de chá de molho de tomate
- 2 tomates médios picados
- 1 pimentão verde picado
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- 1 xícara de chá de cheiro verde picado
- 1 colher de chá de tempero baiano
- 1 colher de chá de louro em pó
- ½ colher de sopa de sal
- pimenta-do-reino e orégano (a gosto)
Como fazer Caldo de Mocotó Mineiro – Modo de Preparo
- Coloque o mocotó em uma panela de pressão.
- Acrescente água fervente até cobrir todos os pedaços de mocotó.
- Adicione o caldo de 1 limão, feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 15 minutos (após pegar pressão).
- Desligue o fogo e retire a pressão da panela.
- Abra a panela e acrescente o molho de tomate, o tomate, o pimentão, a cebola, o alho e todos os temperos.
- Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até o mocotó ficar bem macio (entre 1 hora e 1 hora e 20 minutos, após pegar pressão).
- Desligue o fogo, retire a pressão da panela e sirva.
Dicas: se quiser, substitua o molho de tomate por 1 colher e 1/2 de sopa de colorau e o louro em pó por 1 folhinha de louro. Vai ficar uma delícia!