Como fazer pernil de porco suculento e pururucado para o seu almoço de ano novo

Henrique Dubois

Ninguém vai resistir se você preparar para suas festas de fim de ano, esse delicioso pernil de porco, que fica saboroso, suculento e muito apetitoso, com courinho crocante e pururuca de dar água na boca! Com todas as dicas e truques para um ótimo resultado, esse prato fará sucesso em sua mesa! Venha conferir tudo e não deixe de fazer essa maravilha!

Como fazer pernil de porco

Para a receita de pernil de porco, com um preparo descomplicado e excelente resultado, inicie pelo preparo do tempero da marinada do pernil, adicionando no liquidificador: as cebolas, o alho, o vinho branco seco, ou suco natural de laranja, o suco de limão espremido, o lemon pepper, a páprica defumada, o sal, o azeite de oliva, a pimenta-dedo-de-moça sem sementes ou a pimenta-do-reino, o cheiro-verde e as folhinhas de alecrim fresco. Bata até triturar tudo, obtendo um caldo grossinho. Deixe reservado. Coloque o lombo em uma tábua de cozinha e fure-a com uma faca de ponta, mas somente na parte da carne, não fure o couro do pernil. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie essa gostosura!

Ingredientes da receita de pernil de porco

  • um fio generoso de azeite de oliva
  • suco de 2 limões espremidos
  • folhinhas de alecrim fresco a gosto
  • 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes ou pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1 pernil de porco com couro e osso (cerca de 4 kg)
  • 1 colher (sopa) rasa de páprica defumada 
  • 1 cabeça de alho (cerca de 10 dentes de alho descascados)
  • cheiro-verde picado (a gosto)
  • 4 colheres (sopa) rasas de sal 
  • 2 cebolas pequenas picadas grosseiramente
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco ou suco natural de laranja
  • 1 colher (chá) de lemon pepper 

Obs.: a medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Para o tempero do pernil, coloque no copo do liquidificador: 2 cebolas pequenas, picadas grosseiramente, 1 cabeça de alho (cerca de 10 dentes de alho descascados), 1 xícara (chá) de vinho branco seco, ou suco natural de laranja, suco de 2 limões espremidos,1 colher (chá) de lemon pepper, 1 colher (sopa) rasa de páprica defumada, 4 colheres (sopa) rasas de sal, um fio generoso de azeite de oliva, 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes ou pimenta-do-reino a gosto, cheiro-verde picado, também a gosto e folhinhas de alecrim fresco a gosto.
  2. Tampe e deixe bater até triturar tudo, formando um caldo bem grosso e reserve.
  3. Disponha a peça de carne numa tábua culinária e faça vários furos com uma faca pontiaguda, mas apenas na parte da carne, não perfure o couro do pernil.
  4. Acomode a peça de pernil num saco plástico culinário, próprio para carnes, que é mais grosso que o de celofane e disponha numa assadeira, preferencialmente, descartável, com capacidade de 4 litros.
  5. Despeje a mistura de temperos batida do liquidificador sobre a carne, no saco e massageie os furos que você fez, para absorver bem os temperos.
  6. Feche o saco, dando um nó com um barbante e leve à geladeira, deixando marinar por, pelo menos, 24 horas, ou, preferencialmente, por 48 horas.
  7. Após o tempo da marinada, tire a carne do plástico e passe para a assadeira descartável, deixando o couro da carne virado para cima, adicionando também, uma parte da marinada no fundo da assadeira.
  8. Antes de levar ao forno, passe papel-toalha no courinho da carne, deixando-o limpo e bem sequinho. Depois cubra com duas folhas grandes de papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento. Conforme for fechando, vá colocando a mão por baixo, formando uma bolha, para que o papel não grude no couro da carne.
  9. Leve ao forno, que já precisa estar por 10 minutos pré-aquecido a 200 °C, deixando assar por 3 horas e meia, coberto com o papel-alumínio.
  10. Após esse tempo, tire do forno, remova o papel-alumínio, espete a carne (e não o couro) com um garfo, para verificar se está macia e volte ao forno a 280 °C, por mais ceca de 1 hora a 1 hora e meia, para dourar bem, retirando o excesso da marinada do fundo da assadeira, deixando só um pouco. Nos minutos finais, ligue o durador do seu forno, se tiver, para pururucar o courinho.
  11. Transfira para um prato de servir, sirva e delicie-se com seu irresistível pernil de porco! Bom apetite!

Dica adicional: para saber a quantidade correta de sal para temperar a carne que você vai preparar, meça 18 g por kg de carne. Para esta receita, por exemplo, em que a peça pesa 4 kg, a quantidade é de 72 g, que equivale a 4 colheres (sopa) rasas de sal.