Massa de pastel de feira daquelas perfeitas e crocantes

Henrique Dubois

Ninguém vai resistir se você fizer um saboroso pastel, feito com essa formidável massa de pastel de feira, que utiliza poucos ingredientes e fica perfeita, sequinha e crocante! Ótima sugestão para o jantar ou lanche da tarde, você pode variar o recheio a vontade, agradando a todos! Confira a receita do Canal Adilson Figueira, faça a fantástica massa de pastel de feira e aprecie essa delícia!

Como fazer massa de pastel de feira

Para a massa de pastel de feira, numa vasilha, colocaremos a farinha e acrescentaremos: o óleo, o sal, o vinagre e o aguardente, juntando também a metade da água. Iremos mexer e juntaremos o que restou da água, sovando com as mãos em uma superfície plana polvilhada com farinha. Vamos sovar e acrescentar um pouco de farinha, se necessário, até formar uma massa uniforme, que não “cole” mais nas mãos. Faremos uma bola com a massa e adicionaremos num saco plástico, mantendo em repouso por 10 minutos. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste seu gostoso pastel, feito com essa magnífica massa de pastel de feira!

Ingredientes da receita de massa de pastel de feira

  • recheio (a gosto)
  • 2 colheres (sopa) de aguardente 
  • 1 colher (chá) de sal
  • 500g de farinha de trigo sem fermento (ou 4 e ½ xícaras)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 350ml de água morna
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco de álcool

Obs.: A medida da xícara é de 220ml.

Modo de preparo

  1. Numa bacia, adicione a farinha de trigo, abra uma cavidade no centro e junte: o óleo, o sal, o vinagre branco de álcool e o aguardente, colocando também a metade da água.
  2. Misture e acrescente o restante da água, sovando com as mãos numa bancada limpa enfarinhada.
  3. Vá sovando e jogue um pouco de farinha, até obter uma massa homogênea, que não grude mais nas mãos.
  4. Forme uma bola com a massa e coloque num saco plástico culinário ou outro limpinho e deixe descansar por 10 minutos.
  5. Após esse tempo, retire a metade da massa, ponha na bancada enfarinhada e abra com o auxílio de um rolo. Para garantir a crocância, deixe a massa fina.
  6. Acerte a massa, cortando as pontas, para formar um grande retângulo.
  7. Recue 3 dedos da extremidade (para depois fechar o pastel) e coloque o recheio com uma colher, marcando mais um espaçamento de 3 dedos para a próxima colherada de recheio.
  8. Use em média 2 colheres (sopa) de recheio para cada pastel, depois puxe a massa para cobrir essa fileira de recheios e pressione com as mãos, para fechar.
  9. Use uma carretilha para cortar, dando o formato de meia-lua, ou, se preferir, deixe seu pastel quadrado. Por fim, aperte com um garfo na volta toda do pastel, para assegurar que estará bem vedado.
  10. Faça isso com toda a massa, modelando todos os pastéis. Se quiser, também pode pegar uma tigelinha redonda, para marcar e cortar a massa.
  11. Caso não vá utilizar toda a massa imediatamente, você pode colocá-la num saco plástico, tirar o ar e deixar na geladeira por até 3 dias.
  12. Aqueça uma panela com uma boa quantidade de óleo, adicione os pastéis e frite, dourado dos dois lados.
  13. Retire, escorra em papel-toalha, sirva e saboreie seu divino pastel, feito com essa espetacular massa de pastel de feira!