
Prepare-se para uma explosão de sabor com a irresistível cocada mineira! Feita com leite ninho, em somente 15 minutos, você terá uma sobremesa incrível, que une a cremosidade do leite ninho com a textura crocante do coco ralado, sendo ideal para qualquer circunstância. Confira a receita do Canal Receitas do Will, faça a divina cocada mineira sem leite condensado e aproveite essa gostosura!
Como fazer cocada mineira
Para a cocada mineira, teremos: leite ninho, coco fresco ralado, glucose de milho, água e açúcar cristal à disposição. Começaremos combinando o coco ralado com o açúcar e colocando a panela em fogo médio, misturando continuamente, até que o líquido reduza consideravelmente. Acrescentaremos os demais ingredientes, seguindo direitinho o passo a passo para garantir um ótimo resultado. Numa assadeira que já esteja untada e revestida com papel-manteiga, colocaremos a mistura para que esfrie. Posteriormente, dividiremos em pedaços, podendo embrulhar em celofane para venda, ou simplesmente degustar essa sensacional cocada mineira!
Ingredientes da receita de cocada mineira
- 7 xícaras (chá) de coco fresco ralado (700g)
- 3 e ½ xícaras (chá) de açúcar cristal
- 1 copo (americano) de água
- 1 colher (sopa) de glucose de milho
- 2 xícaras (chá) de leite ninho
Modo de preparo
- Comece dissolvendo bem o leite ninho na água em uma tigela. Deixe reservado.
- Na panela, misture o coco fresco ralado com o açúcar e coloque em fogo médio, sem parar de misturar, até que ferva, fique uniforme e reduza parte do líquido.
- Adicione o leite ninho já dissolvido e a glucose de milho. Mexa para integrar. Continue no fogo, misturando continuamente até secar e soltar do fundo da panela.
- O toque de glucose de milho garantirá que a cocada mantenha sua textura e sabor mesmo passando os 7 dias de validade.
- Apague o fogo e vá misturando continuamente, até que esfrie e inicie o endurecimento.
- Agora, passe essa mistura para uma assadeira previamente untada (30cm x 20cm) e revestida com papel-manteiga.
- Nivele bem após adicionar um plástico-filme sobre a mistura. Tire o plástico e espere esfriar e secar em temperatura ambiente.
- Na sequência, divida em quadrados do tamanho que desejar, desenforme e embrulhe em celofane (se for para venda) ou sirva conforme a sua preferência.
- Aproveite a sua espetacular cocada mineira!