
A coxinha é um clássico da culinária brasileira e uma verdadeira paixão nacional. A união de uma massa super temperada com um recheio suculento e, em seguida frita até ficar dourada e crocante, define a coxinha como a 8ª. maravilha da gastronomia. Faça e você vai se apaixonar!
Como fazer coxinha
Para fazer coxinha iremos utilizar para o cozimento do frango, de vinagre, caldo de legumes em pó, lemon pepper, alho poró desidratado, colorau, coxa e sobrecoxa, alho e água. Para refogar o frango desfiado do recheio da coxinha vamos precisar de tomate seco, azeite, salsa, cebolinha, cebola e alho. Para a massa da coxinha iremos precisar de farinha de trigo, batatas, caldo do cozimento, leite ou água. Para empanar a coxinha vamos usar água e farinha de rosca e para montagem o requeijão cremoso. Teremos que seguir fielmente a sequência do passo a passo de todas etapas dos preparos da coxinha como também seguir todas as dicas e orientações. Depois de tudo isso é só se deliciar com a mais gostosa coxinha do planeta!
Ingredientes da receita de coxinha
Para o cozimento do frango
- 3 colheres(sopa) de vinagre de álcool
- 2 colheres(sopa) de caldo de legumes em pó
- 1 colher(sopa) de tempero lemon pepper
- 1 colher(sopa) de alho poró desidratado
- 1 colher(sopa) de colorau
- 1,2 kg de coxa e sobrecoxa de frango
- 3 dentes de alho ralados
- Água o quanto baste
Para refogar o frango desfiado
- 30 gramas de tomate seco
- 3 colheres(sopa) de azeite
- Salsinha e cebolinha a gosto
- 1 cebola ralada
- 1 dente de alho
Para a massa
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
- 140 gramas de manteiga ou margarina
- 600 gramas de batatas cozidas
- Caldo do cozimento
- Leite ou água o quanto baste
Para a montagem
- 400 gramas de requeijão cremoso ou cream cheese (opcional)
Para empanar
- Água o quanto baste
- 500 gramas de farinha de rosca
- Óleo para fritar o quanto baste
Modo de preparo
Do cozimento do frango
- Numa vasilha coloque os pedaços de frango, o caldo de legumes em pó, o lemon pepper, o alho poró, o colorau, o alho ralado, o vinagre.
- Misture tudo muito bem com as mãos para agregar todos os temperos no frango. Cubra com plástico filme e deixe marinar por 20 minutos.
- Após esse tempo, coloque frango marinado na panela de pressão, adicione as batatas descascadas, e cubra com água o quanto baste.
- Leve ao fogo médio, e assim que levantar pressão conte 20 minutos. Deixe a pressão sair naturalmente.
- Retire o frango da panela, coloque numa vasilha, remova os ossos, e desfie muito bem.
Da massa
- No liquidificador coloque as batatas, o caldo do cozimento do frango e bata bem. Complete essa mistura com a água ou o leite até atingir 2 litros de caldo.
- Despeje essa caldo numa panela, adicione a manteiga ou margarina e leve ao fogo médio até levantar fervura.
- Acrescente a farinha de trigo peneirada e misture muito bem para envolver até soltar do fundo da panela e obter uma massa lisa e homogênea.
- Disponha numa bancada, e espere esfriar um pouco para poder manipular. Separe uma porção de massa (120 gramas), modele uma bolinha e disponha numa travessa.
- Cubra com um plástico para não ressecar, até preparar o recheio.
Do refogar o frango desfiado
- Na panela coloque o azeite, a cebola ralada e o alho. Leve ao fogo médio e deixe refogar bem. Adicione o frango desfiado e refogue um pouco mais.
- Finalize adicionando o tomate seco e a salsinha e cebolinha. Misture bem para agregar e retire do fogo.
Montagem
- Pegue uma bolinha de massa, abra na palma da mão, adicione o requeijão, o recheio, em seguida feche bem modelando no formato tradicional de uma coxinha.
- Passe na água e empane na farinha de rosca. Repita o processo com o restante da massa e recheio. Disponha em potes com tampa e leve para gelar por no mínimo 1 hora.
- Você pode até fritar de imediato, mas o ideal é levar para geladeira por 1 hora, mas de preferência de um dia para o outro, para evitar que o empanado solte, e garantir uma excelente crocância e com uma fritura totalmente uniforme.
- Frite em óleo bem quente, fogo médio, e deixe dourar de todos os lados. Retire do fogo, remova o excesso de óleo em papel toalha e disponha numa travessa.
- E agora é só saborear essa maravilhosa coxinha!